sábado, 2 de fevereiro de 2013

São Cristóvão debate Plano para as Cidades Históricas

São Cristóvão foi uma das 44 cidades do país contempladas pelo Governo Federal para receber investimentos por meio do Plano de Ação das Cidades Históricas. Diante disso, na manhã desta sexta-feira, 1, a prefeita Rivanda Batalha, foi convidada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para participar de uma reunião, com a finalidade de se apresentar e discutir os projetos que serão executados com os recursos.
O encontro contou com a presença de secretários municipais e foi coordenado pela superintendente do IPHAN em Sergipe, Terezinha Alves de Oliva, que apresentou para os presentes detalhes do Plano de Ação. “As cidades que estão previstas para receber os investimentos são as que possuem patrimônios culturais. Estima-se que seja investido um montante de R$ 1 bilhão, sendo liberado para 2013 R$ 300 milhões”, explica Terezinha, continuando.
“Por isso, se faz necessário que os municípios listados elaborem um projeto executivo para ser apresentado ao IPHAN no dia 19 de fevereiro. Aqueles que enviarem projetos com todas as aprovações estarão dentro do grupo que receberá a primeira parcela dos investimentos. Por isso, esta reunião, para definir o grupo da cidade que se responsabilizará pela elaboração do projeto. Não basta estar entre os contemplados, é preciso se preparar”, detalha.
Após a explanação de Terezinha Alves, algumas ações foram apontadas como as mais importantes para a reestruturação do município, seus pontos históricos e turísticos. Dentre as medidas, a requalificação da Bica dos Pintos, a contenção de encostas, a reorganização urbana do percurso de acesso à Cidade Alta, e de áreas portuárias, a instalação de mobiliário urbano na Cidade Baixa e a restauração da Estação Ferroviária e adjacências.
Ciente da importância dos investimentos para São Cristóvão, a prefeita Rivanda Batalha garantiu que não medirá esforços para assegurar que na data prevista, o projeto esteja prontamente elaborado para o IPHAN. “Vamos fazer o que for possível. Nossa equipe de Infraestrutura já conhece as necessidades do município e adequará os planos previamente elaborados, com as ações apresentadas nesta reunião”, destaca Rivanda.
Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário