terça-feira, 27 de maio de 2014

Presidente do Sergipe Tec vai à São Cristóvão detalhar investimentos



O presidente do SergipeTec, Marcos Wandir Nery Lobão, estará nesta terça-feira (27) na Câmara Municipal de São Cristóvão para esclarecer detalhes sobre investimento do Governo de Sergipe superior a R$ 33 milhões, em parceria com o Governo Federal, na dinamização de uma base tecnológica que dê suporte a iniciativas para o desenvolvimento de Sergipe. Esta é a meta do novo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), cujas obras, realizadas no Bairro Rosa Elze, ao lado do Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão. A visita atende requerimento do vereador Vanderlan Correia (PMDB).

Expansão e Atração de Investimentos
Serão disponibilizados 17 lotes entre 1.500 e 3.000 m², dentro dos pressupostos de atração de negócios inovadores.

Segundo o autor do requerimento, o vereador Vanderlan Correia (PMDB), “a iniciativa é necessária para que a população sancristovense possa entender e saber como será importante a vinda desta importante instituição para nossa cidade”.




Horário da sessão
Devido a missa dos servidores públicos, a sessão irá acontecer às 17h. A Câmara de Vereadores de São Cristóvão, fica localiza a Rua Ivo do Prado, 40 – Cidade Alta, São Cristóvão(SE).

Barragem do Poxim revela área de potencial arqueológico para Sergipe


Uma das obras mais importantes para a segurança no abastecimento de água da Grande Aracaju, a construção da barragem do Poxim, ajudou na descoberta de cinco novos sítios arqueológicos em Sergipe. O trabalho de prospecção, financiado pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e executado pela Contextos Arqueologia, revelou cerca de 3 mil peças e fragmentos históricos e pré-históricos que revelam a presença humana na área do povoado Timbó, São Cristóvão, em civilizações passadas. O estudo foi realizado entre janeiro e março de 2013 com o acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Para chegar aos resultados que demonstraram o grande potencial arqueológico para Sergipe, a pesquisa contou com etapas iniciais de levantamento e resgate emergencial, uma vez que a construção da barragem estava em estágio avançado. Cinco sítios arqueológicos foram localizados na área da barragem, sendo que um inundado (Sítio Goiabeira), dois parcialmente inundados (Sítio Timbó e Sítio Araçá) e dois acima da cota máxima de inundação (Sítio Juá e Sítio Aguiar), como aponta o relatório final gerado a partir do Programa Emergencial de Preservação do Patrimônio Arqueológico.

Entre os sítios pré-históricos estão o Araçá e o Juá. No primeiro foi identificado material lítico lascado (ferramentas de pedra), que pode ter sido utilizado por civilizações antigas como ferramenta de corte. “A matéria-prima utilizada nesse sítio é o sílex, oriundo de alguns afloramentos de calcário. A indústria analisada possui grande complexidade e traz novas interpretações para o povoamento pré-histórico sergipano”, descreve a arqueóloga da Contextos, Fernanda Libório Ribeiro Simões.

No Sítio Juá foram localizadas peças de cerâmica indígena e material lítico lascado. “Sua localização é considerada estratégica por estar no topo de uma colina cercada por cursos d’água. Trata-se de uma aldeia indígena anterior à chegada do Europeu”, revela a pesquisadora. O vestígio de civilizações pré-históricas às margens do rio Poxim mostra como o cotidiano e o desenvolvimento da humanidade sempre esteve intrínseco ao ciclo da água – recurso indispensável à vida.

“É dever da Deso colaborar no sentido de preservar o patrimônio cultural e o meio ambiente. Então, além de cumprir o papel de garantir uma maior segurança no abastecimento de água, por meio da construção da barragem do Poxim, a empresa entendeu que esses trabalhos podem ampliar os horizontes do conhecimento em Sergipe, e não só do ponto de vista da prospecção arqueológica, como também do cuidado com a fauna e a flora daquela área”, defende o diretor-presidente da Companhia, Antônio Sérgio Ferrari Vargas.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Apresentações no Museu de Arte Sacra

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil e Subsecretaria de Patrimônio Histórico e Cultural do Estado, realiza apresentações culturais no Museu de Arte Sacra em São Cristovão como parte da 12° Semana Nacional de Museus. 

No próximo sábado, 18, as 10h será a apresentação do coral “Vozes da Vitória” e da violinista Lohane Andrade Santos e as 16h será apresentação do grupo de música antiga Renantique, patrocinado pela Sergás. As ações integram a programação oficial da 12° Semana Nacional de Museus.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

MinC seleciona 13 peças de artesanato sergipano para exposição durante a Copa


Foi anunciado na última terça-feira, 06, o resultado do Edital Vitrines Culturais, do Ministério da Cultura (MinC). Através deste edital, artesãos selecionados por todo o país poderão expor a arte brasileira nas Fifa Fan Fest de sete, das doze cidades-sede do mundial de Futebol. 

Sergipe conseguiu através deste edital, emplacar 13 peças de artesanato, que serão expostas e vendidas nessas cidades, mostrando para brasileiros e turistas de todo o mundo um pouco do artesanato sergipano. O resultado dos selecionados está disponível aqui.

Oficina de orientação
Com o objetivo de auxiliar na elaboração dos projetos por parte dos artesãos sergipanos, a Regional da Bahia e Sergipe do MinC, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), ofereceu orientações de como se inscrever nesta seleção pública para expor bordados, pinturas e outros produtos nas cidades-sede do mundial. A oficina aconteceu no Museu da Gente Sergipana e contou com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Instituto Benese.

Sobre o edital
As Vitrines Culturais promoverão, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposição e comercialização de artesanato de alta qualidade de todos os estados do Brasil. O projeto vai selecionar peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros. As exposições  nas cidades de Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

O projeto Vitrines Culturais é coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada à Presidência da República.