terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sergipe Tec capacita jovens na cidade de São Cristóvão

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) é um projeto do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) que conta com o Patrocínio da Petrobras através do Programa “Petrobras: Desenvolvimento e Cidadania”. O CVT promoverá ações para capacitação de 3 mil jovens de 18 a 29 anos de São Cristóvão e Indiaroba – Sergipe. Para tanto é necessário não apenas a oferta de cursos para população dentro de um cronograma pré estabelecido, mas também o mapeamento das demandas locais, atendendo aos pedidos da população, que veem dentro das atividades exercidas no município a formatação de atividades de formação que atendam sua realidade.

São Cristóvão, foco principal do CVT,  tem o maior número de alunos e já formou as primeiras turmas de inglês e informática básica, que foram realizadas nos Colégios Estaduais Pe. Gaspar Lourenço e Elísio Carmelo. Indiaroba também formou recentemente turmas em cursos de nível básico, que se enquadram-se na área de Tecnologia da Informação (Informática) e Idiomas (Inglês). A partir de março serão lançados novos cursos nesses dois municípios com objetivo de capacitar 400 jovens. No total, 249 alunos já fazem parte do projeto com perspectiva de aumento do número de alunos no interior acrescentando, também, novos municípios ao projeto: Umbaúba e Cristinápolis. Serão ofertados cursos de Tecnologia da Informação, Cidadania, Cooperativismo e Associativismo, Inglês Básico, entre outros. A perspectiva é que sejam agregados ao projetos mais de 2.400 jovens contando com os municípios já participantes (Indiaroba e São Cristóvão). Serão oferecidas atividades complementares ligadas a cultura e meio ambiente e espera-se que ao menos 20% do público do projeto tenham atividades ligadas a geração de renda e encaminhadas ao mercado de trabalho.

A sede definitiva do SergipeTec está sendo construída em uma área de mais de 130.000 m², contígua à Universidade Federal de Sergipe, bairro Rosa Elze, em um local que possibilita total integração entre o ambiente acadêmico, o mercado e o Estado. Lá teremos projetos como Biofábricas, instituições empresariais, incubadoras de empresas, laboratórios diversos (informática, biotecnologia, energias renováveis, entre outros) e o prédio do CVT. A previsão para construção do prédio sede do CVT é em Julho de 2012, possibilitando um atendimento mais amplo para população do entorno do novo Parque Tecnológico.  Vale lembrar que o prédio terá salas polivalentes, laboratórios de informática, manutenção de micros, química, Física, Biologia, Eletroeletrônica, além de uma sala de videoconferência e biblioteca.

 Fonte: SE Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário